terça-feira, 21 de junho de 2011

Estudo Bíblico em Colossenses/ I Estudo

SÉRIE DE ESTUDOS SOBRE A EPÍSTOLA DO APÓSTOLO PAULO AOS COLOSSENSES
I Estudo – O escritor, os destinatários, e a saudação inicial – Cl 1.1,2

ESCRITOR: Apóstolo Paulo.
DATA PROVÁVEL: Entre 60-64 d.C. (depois de Cristo).
LOCAL: de uma casa alugada que servia de prisão domiciliar em Roma.
LOCALIZAÇÃO DE COLOSSOS: era um povoado de pouca importância no Vale do Licus, atual Turquia. Estava situada a 180 km de Éfeso, aproximadamente.

PROPÓSITO DESTA EPÍSTOLA: transmitir aos crentes daquela igreja uma mensagem de fé, perseverança na sã doutrina, exortar e ensinar. De maneira especial, contestar erros doutrinários surgidos naquela época, que misturavam elementos do judaísmo com a especulação filosófica da época, inclusive o culto aos anjos. Isso tudo tendia a obscurecer a glória divina de Cristo.
OBSERVAÇÃO: Esta epístola tem grande semelhança com Efésios. Enquanto esta apresenta a Igreja como Corpo de Cristo, Colossenses nos mostra Cristo como o Cabeça da Igreja.
AINDA SOBRE O ESCRITOR: ele apresenta-se como apóstolo = agente autorizado, um mensageiro, com direitos de um procurador. Paulo tornou-se apóstolo depois da ressurreição de Cristo, “por vontade de Deus”. Considerava-se “um nascido fora de tempo”. Ver I Co 9.1; 15.8-10.

DESTINATÁRIOS: são chamados de santos, fiéis e irmãos. Santo = separado, indica possessão e uso exclusivo de Deus. Os santos recebem essa qualificação pelo preço da redenção que os comprou (I Co 6.20), e pela presença do Espírito Santo que os santifica (Lv 19.2; Sl 30.4; I Co 1.2; Ef 1.4). Fiéis = refere-se aos que creem. Fé+obediência= fidelidade esses conceitos estão estreitamente ligados no original grego (Cl 1.23; Hb 3.14). Irmãos = membros da mesma família, da qual Deus é o Pai, aqui não significa laços de carne e sangue (Mt 23.8; Mc 3.35).
SAUDAÇÃO: Paulo usa a expressão “graça e paz”. Graça = todo o favor que recebemos da parte de Deus, sem que haja nenhum merecimento de nossa parte (Sl 63.3; Rm 5.20; II Co 13.13; Ef 2.5). Graça é o lugar do favor de Deus; Jesus inaugurou o tempo da graça; Ele é a própria encarnação da graça. Paz = indicador de prosperidade espiritual e equilíbrio. É o bem-estar outorgado por Deus àqueles que o amam (Is 26.3; Jo 14.27; 16.33; Rm 5.1; Fp 4.7). Essa paz trazida por Cristo não é a ausência de problemas, mas, o equilíbrio necessário para enfrentá-los.

ATUALIDADE DA EPÍSTOLA
Assim como nos dias de Paulo, precisamos ter cuidado com os falsos mestres que se infiltram em nossas comunidades, com a finalidade de deturpar o ensino das Escrituras, trazendo sonhos e revelações, dizendo ser da parte de Deus. Toda visão, todo sonho ou toda revelação precisa estar de acordo com a santa Palavra de Deus. Do contrário, devem ser desprezados (Gl 1.8; I Tm 6.3-5; II Pe 2.1-3).

APLICAÇÃO PRÁTICA
1) O que significa o termo Apóstolo?
2) Quais as três palavras usadas por Paulo aos seus destinatários? O que significa cada uma delas?
3) Elas podem ser aplicadas a você?
4) E a expressão “graça e paz”, qual o significado bíblico?
5) Podemos dar crédito a qualquer visão ou revelação? Por que?
6) O que levou Paulo a escrever para aquela igreja?
7) Qual a semelhança daqueles problemas com os dos nossos dias?

TEXTOS PARA MEDITAÇÃO DURANTE A SEMANA
2ª Feira – Tg 3.1-12
3ª Feira – Tg 4.1-10
4ª Feira – I Pe 1.13-21
5ª Feira – I Pe 2.1-10
6ª Feira – II Pe 1.1-11
Sábado – Cl 1.3-8

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...