segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Artigo/Pra. Nadia Malta/OS QUE CHORAM SERÃO CONSOLADOS!

OS QUE CHORAM SERÃO CONSOLADOS!

Invariavelmente as afirmativas de Jesus soam surpreendentes, sobretudo aos ouvidos que não estão treinados para ouvir e discernir espiritualmente, isto quando não suscitam certo antagonismo em relação ao que as regras psicossociais do mundo apregoam.

Outro dia me surpreendi com um programa de TV, onde se ensinava técnicas para as pessoas aprenderem a sorrir. Tudo parecia muito patético e as pessoas como hienas mostravam seus dentes de forma mecânica em sessões caras chamadas de terapia do riso. A proposta daquele grupo era mascarar as dores sem tratá-las, era esconder a ferida cancerosa debaixo de um BAND AID. Ridículo demais. Aliás, aquela tentativa me fez chorar, foi inevitável. Rir é muito bom, mas um riso com raízes, com consistência, não algo mecânico e sem conteúdo.

Particularmente tenho muita pena dos que riem assim, pois este é o riso dos insensíveis, dos que não se quebrantam, dos que não expõem o nervo machucado, dos que não conseguem perceber seus próprios pecados e a necessidade de uma intervenção poderosa do céu e acabam fazendo “o jogo do contente”. A internet mostrou um vídeo de uma menina de uns treze anos atirando uns filhotinhos de cachorro recém nascidos em um rio e a menina fazia isso às gargalhadas. Foi chocante! Que riso é aquele meu Deus? Como um ser humano pode ser tão cruel e ainda rir? Falta quebrantamento, consciência de pecado, mas vivemos numa geração que não é politicamente correto se falar em pecado, mas rir desgraçadamente e fazer crueldade pode!

No meio disso tudo as palavras de Jesus no Sermão do Monte sacodem na lata do lixo o conceito do riso infame. Ele diz: “Bem-aventurados os que choram porque serão consolados!” Que afirmação! De que choro é este que o Senhor fala nesse texto? É o choro dos coxos, dos aleijados, dos contundidos, dos quebrados e no dizer de Brennan Mainning é o choro de todos os maltrapilhos de todas as épocas. Daqueles que choram lamentando pelos seus próprios pecados. Daqueles que batem no peito e dizem: “Sê propício a mim pecador!”

Há uma busca incessante pela felicidade, que aos olhos do mundo passa pela auto-realização, é a ressurreição do hedonismo, aquela filosofia grega que apregoa o prazer pelo prazer. Aí vem Jesus e derruba a sabedoria dos sábios deste século dizendo que os que choram terão uma consolação e por isso serão chamados de bem-aventurados, ou seja, os que choram assim, com esta motivação serão felizes! Como chorar pode trazer felicidade?

O Senhor diz em sua Palavra que olhará para o quebrantado e contrito de espírito. Todos aqueles que se encontram com o coração em frangalhos com expectativas quase falidas, achando que não há saídas para eles, encontrarão a verdadeira consolação por meio daquele que é o Consolador por excelência e é especialista em restauração e refrigério de vidas: O Espírito Santo de Deus! Só assim é possível conhecer a verdadeira alegria, aquela que é indizível e independe das circunstancias e só pode ser experimentada em sua plenitude na presença daquele que tem para nós delícias perpetuamente: Jesus, o Cristo de Deus!

Como é bom quando experimentamos a presença gloriosa do Senhor e nos entregamos numa rendição completa deixando que ele restaure tudo que foi danificado pelo pecado, faça novas todas as coisas e nos leve a experimentar a verdadeira alegria que é sobrenatural. Não conheço a razão das suas lágrimas, mas tenho plena convicção que se o seu choro se enquadra nas razões mencionadas, você receberá a verdadeira consolação, será chamado de bem-aventurado e a sua boca poderá se encher de riso!

Artigo/Pra. Nadia Malta

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...